tabu

Por que ainda é tão difícil falar sobre sexo

Falar sobre sexo nunca foi tão fácil como nos dias de hoje. Além de entender a fisiologia do ato sexual, também o compreendemos como parte inerente da socialização humana. Por isso podemos ver a sua influencia vários aspectos da vida cotidiana.

Mas por que ainda é tão difícil falar sobre sexo? De vez em quando nos encontramos em situações nas quais falar sobre a temática parece constrangedor, ainda mais quando a nossa própria sexualidade está envolvida.

Qual a importância do sexo na vida das pessoas?

O sexo nunca vai deixar de ser um dos elementos importantes na vida de qualquer espécie. Embora para o homem, ele tenha ainda mais significado além dos motivos reprodutivos. Por essa razão estamos rodeados de elementos vinculados a temática. Desde anúncios e propagandas, até filmes e a arte em geral.

sexo

Desse modo, fazer sexo faz parte do processo natural de socialização e amadurecimento pessoal de cada um. Nesse sentido, podemos catalogar todos os benefícios de fazer sexo com uma certa regularidade. Obviamente sem esquecer de usar a devida proteção com preservativo e lubrificante íntimo.

Então por que o sexo ainda é um tabu?

Como já mencionado anteriormente, o sexo consiste em um dos aspectos mais importantes na vida de um adulto saudável. Além de favorecer o fortaleciemento do sistema cardiovascular, também influencia no nosso estado de ânimo de maneira positiva.

Porém, apesar de todos os avances sociais que experimentamos nas últimas décadas, o sexo pode ainda ser considerado um grande tabu. Dessa maneira, seja com nosso parceiro ou parceira, amigos ou familiares, falar sobre sexo e a nossa sexualidade são sempre motivos de constrangimento.

Assim, a explicação mais simples sobre esse fenômeno remonta a história conservadora do ocidente refletida culturalmente em vários tabus. Isto é, quando falamos sobre sexo estamos compartilhando características pessoais dos nossos desejos sexuais e ambições. Ou seja, elementos que antes eram censurados e rejeitados pelas normas sociais.

O medo de ser diferente

Desde o último século a sociedade como um todo tem experimentado muitos progressos no sentido social. A revolução sexual que revogou os direitos das mulheres, as leis que garatizam e defendem os direitos a expressar a sua identidade de gênero, são grandes exemplos de algumas mudanças das últimas décadas.

sexualidade

Contudo, essa mudança não necessariamente acompanha os estigmas sociais que já fazem parte da nossa cultura. Portanto, mesmo que defendamos os direitos LGBTQ+, ainda podemos ver muitos casos de crimes oriundos da discriminação sexual.

Nesse sentido, um dos motivos principais para que o sexo ainda seja considerado um tema tabu, estão vinculados ao medo de ser diferente. Como também, o medo de não cumprir com as expectativas.

Por que falar sobre sexo é fundamental?

Agora que entendemos a importância de falar sobre sexo, chegou a hora de colocar a mão na massa. Ou seja, para poder viver um relacionamento saudável e prazeroso para as pessoas envolvidas é indíspensável dialogar sobre o tema. Dessa maneira você poderá expor aquelas coisas que mais te agradam e vice-versa.

Em suma, conhecer-se para poder viver a vida da melhor maneira possível deveria ser a principal razão da vida de qualquer um. Por isso que poder expressar-se livremente sobre nossas inquietudes sexuais poderia ser considerada uma ótima maneira de colocar essa ideia em prática.