Jogos Olímpicos

Jogos olímpicos, a maior competição do mundo

Provavelmente você já ouviu falar dos Jogos Olímpicos alguma vez na sua vida. Os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos internacionais que já existiu. Isso porque une o mundo inteiro em o maior evento de competição esportiva. Dessa forma, organizando em uma série de eventos, mais de duzentas nacionalidades e muitos atletas de várias modalidades.

Atualmente existem quatro versões dos Jogos Olímpicos: os Jogos Olímpicos de verão, os Jogos Olímpicos de Inverno, os Jogos Paraolímpicos e os Jogos olímpicos da Juventude. Ainda assim, sendo o primeiro o mais conhecido e que une a maior quantidade de atletas. Por essa razão os Jogos Olímpicos são conhecidos por serem um dos eventos que promove a paz e a fraternidade entre as nações.

Qual foi a origem das olimpíadas?

A origem dos Jogos Olímpicos é muito mais antiga do que se pode imaginar. Em suma, historicamente, os Jogos Olímpicos também conhecido com Olimpíadas pode ser divido em dois períodos. São estes: as Olimpíadas modernas e os Jogos Olímpicos da antiguidade que teve início no século VIII a.C.

Ou seja, se analisamos o início dessa competição milenar é necessário voltar no passado para entender o mundo daquela época. Dessa forma, os Jogos Olímpicos da antiguidade duraram até o ano 393 da nossa era. Em contrapartida, depois desse longo período de ausência de um dos maiores eventos mundiais, a Olimpíada moderna tem início em 1894. Com a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo então nobre francês Pierre Frèdy, ele dá início ao órgão realizador dessa incrível competição.

atletismo

Importante impacto econômico e social nos países-sede

Além de ser um importante evento social e cultural que une as nações e difunde os valores da fraternidade e da paz, os Jogos Olímpicos também tem um importante impacto econômico nos países-sede. Em outras palavras, ser a cidade-sede desse gigante evento é um privilégio para a economia do país e a para a divulgação do mesmo. Embora em contrapartida, existam muitas opiniões contrárias em relação a essa ideia.

Em princípio, receber um evento de tamanha magnitude significa alguns desafios para alguns países menos desenvolvidos. Não apenas pelo fator de ter que ter todos os estádios e lugares de competição regulamentados e aptos segundo as rígidas normas do Comitê Olímpico Internacional. Mas também a infraestrutura da cidade necessita estar preparada para receber um enorme fluxo de pessoas que vão acompanhar as competições Olímpicas de perto.

As cerimônias dos Jogos Olímpicos

Além das competições olímpicas em várias modalidades do esporte, outro momento muito esperado desse evento são as cerimônias. Decerto, Segundo as normas da Carta Olímpica, vários elementos conformam as cerimônias. Elas são, as cerimônias: de abertura, de encerramento e de premiação.

Graças ao avanço das tecnologias de informação, os Jogos Olímpicos são inteiramente exibidos em todas as nações. Dessa forma é possível acompanhar todas as cerimônias e suas celebrações desde qualquer parte do planeta. Ou seja, por ser um evento cultural milenar, existem algumas tradições e elementos que estão presentes em todas as edições do evento. Uma delas é a Chama Olímpica que depois de percorrer todas as nações do mundo entra na cerimônia de abertura, dando início a competição.

Controvérsias e críticas

Claramente, um evento de tamanha magnitude não poderia deixar de ter controvérsias. Uma das grandes críticas aos Jogos Olímpicos é que esse evento se tornou em uma marca comercializável. Dessa forma as cidades candidatas competem arduamente para poder organizar o evento que é financiado quase em totalidade pelo país. Porém, existem investigações que demostraram que o comércio aumente em 30% nos países que sediaram o evento.

Além dos problemas econômicos que podem surgir em países que não estão inteiramente desenvolvidos para receber tal evento. Também é possível citar os problemas políticos de corrupção, os boicotes, o sexismo, o terrorismo e o racismo. São muitos os problemas que surgiram e surgirão em cada nova edição dos Jogos Olímpicos. Contudo, talvez esses problemas servem de exemplos para os pontos que precisamos melhorar e progredir como sociedade.