Talvez o mundo contemporâneo tecnológico contribuiu para a disseminação da informação em uma velocidade jamais experimentada pela sociedade humana. Nesse sentido, a cultura popular, hoje em dia nos permite estar atentos a todos os grandes eventos mundiais. Ou seja, podemos ver em primeira mão o decorrer de uma operação antiterrorista quase ao vivo. Também, uma partida de futebol, um show de música ou até mesmo as olimpíadas.
Por essa razão que provavelmente você já tenha escutado o termo cultura pop ou cultura popular brasileira. Entretanto, para entender melhor o seu significado resulta imprescindível saber da onde vem esse termo e qual perspectiva pode ser atribuída dependendo do contexto.
O que e é a cultura popular e como surgiu?
De fato a cultura popular entende-se como um fenômeno social relativamente recente, embora sempre tenha existido na nossa sociedade. Nesse sentido, essa terminologia surgiu no século XX e é utilizada para definir fenômenos sociais característicos de uma época. Em outras palavras seria dizer que a cultura pop envolve absolutamente todo elemento da vida diária que possa ter algum significado importante.
Desse modo, a moda, as gírias, os costumes, a comida e até os produtos mais populares, como filmes e séries ilustram esse fenômeno. No qual finalmente caracteriza a cultura pop como um fenômeno que se encontra em constante evolução.
Os meios de comunicação têm papel fundamental
Logicamente o carro-chefe da cultura pop, também conhecida como cultura de massa, é a indústria da telecomunicação. Em outras palavras, os meios de comunicação massivo têm um papel importante no desenvolvimento deste conceito.
Assim sendo a indústria da comunicação tem influência direta no entorno midiático e que de certa forma determinam certas modas e costumes. Portanto, é através da cultura popular que os integrantes de uma sociedade estabelecem ideais de comportamento dando um sentido de identidade comum.
Cultura popular e estar na moda
Tim Delaney, um sociólogo americano utilizou o seu a artigo Pop Culture: An Overview para poder pontuar dois elementos importantes nesse fenômeno. Desse modo, o artigo repassa uma visão geral que o esporte e a televisão são determinados pela cultura pop.
Além disso, Delaney faz uma observação contraditória quando menciona que a fonte da cultura popular costuma ser a individualidade. Assim sendo, o também professor da Universidade Estadual de Nova York indica que, se uma pessoa decide não seguir a moda, não é ruim. Pelo contrário, esse estilo único pode inspirar outras pessoas e então se tornar popular.
Pop Art se define como um estilo de vida
A Pop Art, mais do que arte, é o resultado de um estilo de vida particular. Ou seja, a manifestação plástica de uma sociedade cada vez mais tecnológica, democrática, fashion e de consumo de massa são sintomas desse fenômeno.
Portanto, os objetos deixam de ser únicos para serem produzidos em série. Logo, objetos industriais, cartazes e outros itens de consumo comercial passam a ser os principais temas de conceitos artísticos. Em contrapartida com algo que anteriormente havia sido considerado indigno de arte: publicidade, ilustrações, revistas.