De acordo com as estimativas o Brasil faz parte das dez economias mais fortes do mundo. Além de possuir uma das maiores dimensões territoriais, ele também conta com uma grande quantidade de recursos naturais. Embora os problemas políticos ainda sejam um fator crucial, a nação se encontra em pleno processo de desenvolvimento econômico, social e político.
Nesse sentido, você sabe como funciona a economia do maior país da América Latina? Decerto, o Brasil é um país cheio de oportunidades para a realização de inúmeras atividades econômicas. Por isso, o território se subdivide em negócios nos setores primário, secundário e terciário.
Setor primário da economia do Brasil
De fato, a extensão territorial influenciou e ainda influencia a economia do Brasil de forma positiva. Além do mais, a localização geográfica do país tem um papel fundamental no desenvolvimento da agropecuária. Nesse sentido, o setor primário se divide em atividades agrícola, pecuária, mineração.
Logo, esse setor tem um papel importante no PIB brasileiro já que está responsável por cerca de 27% do produto interno bruto. Ainda assim, a exportação do café, do açúcar e do álcool e da laranja, também complementam a importante influência do setor primário na economia do país.
Economia do Brasil no setor secundário
Outro forte componente da economia brasileira está concentrado no setor secundário, também conhecido como setor industrial. Nesse caso o Brasil é especialista na produção de bens de capital desenvolvido em enormes parques industriais que geram emprego em todo o território brasileiro.
Ainda assim, a região sudeste centraliza a maior quantidade de parques industriais do Brasil, principalmente pela participação da região metropolitana de São Paulo. Também abrigam as maiores siderúrgicas e montadoras do país. Já no sul, o setor automobilístico, as indústrias têxtil e alimentícias são as com maior influência nesse setor.
O setor terciário
Com a maior influência no PIB nacional o setor terciário está responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de empregos. Desse modo o terceiro setor da economia brasileira está composto pela venda de produtos e prestação de serviços.
Assim sendo, essas atividades têm uma relação direta com a competitividade econômica do país, tanto interna como externamente. De fato, a competição do mercado tem um papel fundamental na produção da riqueza do país. Ademais dos serviços prestados pelo setor de telecomunicações, também fazem parte desse setor os serviços públicos, computação e tecnologia.
Exportação x Importação
Devido a sua grande extensão territorial e riquezas naturais, o Brasil se tornou uma das grandes potências exportadoras de matéria-prima. Embora a indústria especializada ainda está se desenvolvendo no país o Brasil continua sendo o principal exportador de minério de ferro, aço e seus derivados.
Em relação a importação, os principais produtos consumidos pelo Brasil são além do petróleo bruto, óleos combustíveis, produtos altamente tecnológicos. Logo estão incluídos os produtos eletrônicos, automóveis, peças para veículos, motores para aviação.