carnaval

Carnaval, por que essa celebração se tornou tão popular em todo o mundo?

O carnaval é sem dúvida uma das festas mais populares do mundo. É comemorado do Rio de Janeiro a Veneza, mas também em outros lugares como a América do Norte, Austrália ou mesmo em muitos países asiáticos. É uma festa totalmente diferente do resto porque permite que as pessoas saiam na rua vestidas, com máscaras e fantasias, escondendo sua verdadeira personalidade, mas talvez mostrando como elas realmente são, além daquela aparência chata que eles devem levar todos os dias para o trabalho ou para a aula. O Carnaval é uma festa incrível que está conquistando cada vez mais adeptos.

Em todo lugar do mundo, o carnaval é celebrado de maneira diferente. A data é geralmente a mesma, a semana antes da chamada Quarta-feira de Cinzas, o dia em que Quaresma começa. Na verdade, o carnaval sempre foi visto como uma festa ‘oposta’ a tudo religioso, os últimos dias de excesso antes que todos tivessem que se abrigar para a Quaresma e a chegada da Semana Santa, com tudo o que isso supunha. No carnaval não havia restrições, e foi por isso que foi a festa favorita de muitos, que encontraram nele o verdadeiro espírito de diversão.

carnaval celebracao

Origens religiosas deste feriado pagão

É curioso que, apesar do fato de que hoje a celebração do carnaval é algo quase anti-religioso, sua origem vem precisamente de uma festa religiosa, neste caso, pagão, antes do cristianismo. Os antigos gregos e romanos já celebravam esse tipo de festa em homenagem a alguns de seus deuses, algo que mudou, evidentemente, quando o cristianismo se tornou a religião oficial. As festividades pagãs foram adaptadas, e o carnaval foi deixado na terra de ninguém, como a última celebração antes da Quaresma. Já naqueles tempos o espírito do carnaval tinha a ver com zombaria, com perversão e falta de controle, e também com disfarces e máscaras. Desde então, o carnaval se expandiu especialmente nos países com tradição cristã.

Paixão por excesso e deboche

O que faz todos os carnavais do mundo comuns, também desde o início de sua origem, é aquele ponto de excesso e falta de controle que vive neles. É uma das poucas celebrações realmente animadas e festivas que acontecem na rua, e isso dá uma aparência muito especial. Na verdade, a possibilidade de fazer tudo o que não pode ser feito durante o resto do ano é o que deu origem a máscaras de carnaval e disfarces, para salvaguardar a sua identidade. Essa tradição ainda é mantida hoje, embora não pelo mesmo motivo, mas para trazer muito mais cor e diversão para a celebração.

carnaval-venezia

Como essa comemoração se espalhou pelo mundo?

Como dissemos antes, os romanos já o fizeram há séculos e expandiram-no em todo o seu império, conseguindo lidar com muitos dos lugares que mais tarde se tornariam suas próprias nações. A maioria deles, europeus, estava conquistando o Novo Mundo e também levando a tradição para esses lugares. Onde a tradição católica se tornou mais forte, como a América Central e a América do Sul, o carnaval foi muito melhor, da mesma forma que aconteceu no sul da Europa, porque são países que assimilaram muito melhor essa festa.

A influência do carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza é, sem dúvida, um dos mais importantes do mundo e é celebrado de uma forma muito especial. Há diversão nas ruas, charangas e música animada, mas acima de tudo se destaca por a exibição espetacular em trajes, que tendem a ser muito mais elegantes do que aqueles vistos no resto do mundo. Veneza é uma cidade que é muito ligada ao seu carnaval e é seguramente o maior e mais popular festival celebrado naquele canto do nome da Itália. Sua influência também atingiu outros carnavais, como Cádiz ou Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde a influência veneziana das máscaras é combinada com o carnaval do Rio de Janeiro.

Tradição cultural no Brasil e a maior festa do mundo

E é esse o outro grande carnaval do mundo, a maior festa que se celebra no planeta, podemos encontrar aqui, no Brasil, e especificamente no Rio de Janeiro, uma cidade que respira carnaval todo o ano, mas isso se torna absolutamente irresistível em fevereiro. Na verdade, eles têm seu próprio lugar especial para celebrar todo o carnaval na rua, o famoso Sambódromo onde desfilam os grupos de dança e samba da cidade, e também outros de todo o mundo. O carnaval carioca reúne centenas de milhares de pessoas na cidade durante esses dias e é um evento espetacular.